terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Verão e as Crianças

Quando vou à praia, uma das coisas que reparo mais, é na exposição de crianças ao sol. Já não falo de adultos porque fica na consciência de cada um.


Quando fiz uma semana de praia com os muidos lá da escola, era inacreditável, mas quando estávamos a arrumar por volta das 11 horas, estavam crianças a chegar e... almoçavam na praia...


Ficam aqui conselhos que devemos ter em conta...



1. Evitar a exposição solar das 11h00 às 17h00 horas, dado que neste espaço de tempo o sol incide verticalmente à camada de ozono e os UVA e UVB atravessam-na mais facilmente.

2. Preferir a sombra, especialmente em crianças com menos de 1 ano de idade.

3. Usar roupa protectora (protecção de braços, tronco e pernas).

4. Usar chapéu com abas (protecção da face, nariz, orelhas e nuca).

5. Usar óculos de sol, com adequada protecção contra os raios UV (que não depende da cor das lentes, mas sim de um produto químico adicionado à lente para absorver os raios UV). As lentes de contacto não oferecem protecção.

6. Usar protector solar nas regiões expostas:

Não só na praia e piscina, mas também em todas as actividades ao ar livre (desporto, 'brincadeiras'...).

Não esquecer que a neve, a areia e a água reflectem a radiação UV, levando a uma maior exposição a estes raios.

Tipos de protectores: físicos, que funcionam como um microespelho e previnem quase todos os raios UVA e UVB de atingirem a pele, e químicos, que absorvem a radiação. Escolher um com protecção contra UVA e UVB.

Usar protectores solares físicos, à base de óxido de zinco e dióxido de titânio, com a designação "infantil" e com factor de protecção 20 ou superior.

Aplicar o protector cerca de 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar regularmente consoante as necessidades (números de banhos, transpiração...).

Cuidado especial com as crianças que têm sinais ou manchas - deverão usar factor de protecção mais elevado.

7. Beber muita água (para evitar desidratação).

8. Os pais e educadores devem dar o exemplo: a exposição solar de uma criança depende das atitudes e práticas dos seus prestadores de cuidados.



in www.educare.pt

1 comentário:

  1. Parece incrivel ter que repetir estas coisas, não é verdade?
    O meu pimpolho que até é masi torradinho do que a maioria usa factor 50, mesmo que não vá à praia. Todos acham hilariante. Eu cá acho ignorância deles!

    ResponderEliminar

Daisypath Anniversary tickers